O uso dos azeites aromatizados está cada vez mais disseminado na culinária mundial e aos pouquinhos vem ganhando o paladar dos brasileiros. Hoje vim compartilhar com você como faço para aromatizar os meus e te dar dicas para as ervas não ficarem feias ou mofarem.
Primeiro passo: higienize o recipiente que você irá colocar o seu azeite aromatizado. Sugiro que seja algum recipiente de vidro, fica mais bonito e evita transferir cheiro.
Para higienizar, lave o recipiente de vidro com água e sabão e o coloque em água fervente por cerca de 10 minutos. Depois, basta escorrer a água e deixa-lo secar naturalmente. Tem que ficar completamente seco, pois ao contrário, as ervas poderão mofar.
Segundo passo: higienize as ervas frescas que você preferir (manjericão, alho, alecrim, orégano, pimentas….)
Terceiro passo: aplique a técnica de branqueamento, que servirá para realçar o sabor e cor das ervas. Para isto, basta amassa-las com as mãos e mergulha-las em água fervente por cerca de 30 segundos. Logo em seguida, em água gelada. Após o branqueamento é importante deixa-las secar bem. Uma dica é espalha-las sobre um pano de prato limpo ou papel toalha ate que fiquem bem sequinhos.
Quarto passo: se você optar por usar dentes de alho, corte-os ao meio e leve-os a uma frigideira quente para grelha-los. Esta técnica também permite que alguns dos componentes do alho sejam liberados, intensificando o aroma e sabor.
Quinto passo: coloque o azeite, as ervas frescas e os dentes de alho no recipiente de vidro que você higienizou e guarde dentro do armário. O ambiente escuro também contribui na conservação. Sugiro esperar uns 7 dias para dar tempo do azeite ficar bem aromatizado para depois começar a utilizá-lo.
Além de gostoso fica lindo!!
#INSPIRAÇÕES
Foto: Rivellos Kitchen
Foto: Produtos Finos
Foto: Lume Brando
Foto: Silvio Cicchi
Espero que você possa se divertir fazendo e, claro, saborear bastante!
Se foi útil, deixe seu like aqui abaixo…
[…] Higienize o recipiente e as ervas. […]