O mel é considerado um produto de origem animal por depender das abelhas para a coleta do néctar das flores e alimentação da colmeia. Por esta razão, é alimento que normalmente não é consumido por alguns veganos ((vegetarianos que não consomem nenhum alimento de origem animal ou que depende de animais para que seja produzido)).
Foto: Blog Meu Estilo
De acordo com Resolução da Comissão Nacional de Normas e Padrões para Alimentos – CNNPA nº 12, de 1978, o melado é o líquido xaroposo obtido pela evaporação do caldo de cana (Saccharum officinarum) ou a partir da rapadura, por processos tecnológicos adequado. O melaço é o líquido que se obtêm como resíduo de fabricação do açúcar cristalizado, do melado ou da refinação do açúcar bruto.
Normalmente o melado apresenta coloração mais escura do que o mel.
Foto: Beleza e Saúde
Em relação à composição nutricional, não há diferença significativa entre o valor energético e a concentração de carboidratos entre o mel e o melado. No entanto, a concentração de minerais é diferente entre eles. O melado apresenta quantidades maiores de alguns minerais como cálcio, magnésio, fósforo e potássio, o que o torna um produto, nutricionalmente, mais interessante do que o mel.
Esses produtos devem ser fabricados com matérias primas não fermentadas, isentas de matéria terrosa, parasitos e detritos animais e vegetais. É vedada a adição de essências, corantes naturais ou artificiais, conservadores e edulcorantes (adoçantes). Além disso, a ANVISA determina que sejam realizadas determinações de microrganismos e/ou de substâncias tóxicas de origem microbiana. Portanto, é importante ficar de olho e optar por marcas/empresas que se preocupam com estes cuidados.
Foi útil?! Se sim, deixe seu like e compartilhe este post