Saber qual é o melhor horário para complementar a ingestão de proteínas normalmente é uma curiosidade frequente entre as pessoas que praticam musculação e que têm interesse em aumentar a síntese protéica muscular.
Estudos mostram que um dos melhores horários para realizar este complemento é a noite, pois a síntese de proteínas no músculo recebe influência de hormônios que têm seus níveis aumentados durante o período do sono como o hormônio de crescimento e a testosterona. Na primeira metade do sono parece existir o pico de secreção do hormônio de crescimento, e na segunda metade os níveis de testosterona no sangue aumentam ((inclusive nas mulheres)).
Nestes estudos, a proteína testada foi a caseína, principal fonte protéica do leite. Esta proteína apresenta digestibilidade lenta, porém o esvaziamento gástrico é relativamente rápido, o que contribui com a manutenção de níveis aumentados de proteína no sangue por mais tempo, por cerca de 8 horas. Portanto, a ingestão de leite antes de dormir pode ser uma excelente estratégia nutricional para contribuir com a síntese protéica muscular em indivíduos que praticam exercícios resistidos como a musculação.
Foi útil?! Se sim, deixe seu like e comentários abaixo…
Bjo da nutri!