Olá!!
O excesso de peso configura um dos maiores problemas de saúde pública no Brasil e está relacionado à dislipidemia, que é importante fator de risco para doenças cardiovasculares. Estudos mostram que cerca de 60% da população brasileira apresentam algum tipo de dislipidemia, dentre elas a hipercolesterolemia, caracterizada por níveis aumentados de colesterol.
Os fatores que contribuem com o aumento dos níveis de colesterol são: consumo de gorduras de origem animal e/ou consumo de kcal acima do limite diário recomendado. Hoje vim compartilhar com vocês 05 dicas que podemos colocar em prática no dia a dia como alternativas para contribuir com a diminuição dos níveis de colesterol no sangue.
1º- Procure diminuir o tamanho das porções de todos os tipos de carnes, inclusive frango e peixe
2º Em relação ao consumo de leite e demais produtos lácteos, o ideal é que sejam sempre desnatados, zero ou light
Queijos… o truque é: quanto mais amarelo + colesterol!
O teor de colesterol do queijo minas fresco é menor quando comparado com a mussarela por exemplo, mas o ideal é consumir no máximo 01 fatia como esta no café da manhã e lanche da tarde
Cream cheese e requeijão cremoso – o ideal é usar a versão light e ficar de olho na quantidade
Nata – sugiro evitar
3º Quando der vontade de comer ovo, dê preferência para 01 ovo cozido no lugar da carne até a normalização dos exames
4º Fique de olho no tipo de gordura que está sendo usada para o preparo das refeições. Banha de porco – o ideal é não usar até a normalização dos exames. Sugestão: óleo de milho
5º Procure um profissional nutricionista da sua confiança para ajustar as calorias do dia, pois se estiverem em excesso, os níveis de colesterol podem não diminuir mesmo você respeitando as orientações acima.
Vamos cuidar…
Foi útil?! Se sim, deixe seu like abaixo…