Apesar de vivermos em um país tropical, com uma grande variedade e disponibilidade de frutas, o consumo de frutas pelos brasileiros é abaixo do recomendado pelo Ministério da Saúde, principalmente entre os homens. Dentre os principais fatores envolvidos neste baixo consumo, destaco: o sabor não agrada; baixa disponibilidade em casa por falta de organização das compras no supermercado; falta de hábito; acreditar que o pouco consumido é suficiente; e por considerar um produto caro. Por isto, resolvi abordar algumas estratégias para cada um destes fatores que podem te ajudar. Veja só:
SABOR NÃO AGRADA E FALTA DE HÁBITO
Ninguém é obrigado a gostar de todas as frutas… este quesito é e tem que ser democrático! Mas com certeza, se você párar para pensar haverá algumas opções que você considera “mais fácil” para experimentar e tentar incluir na sua rotina alimentar. Tente, a inclusão é progressiva e quando você se assustar estará consumindo…e o melhor, sem sofrer!
BAIXA DISPONIBILIDADE EM CASA
A correria está na vida de todos nós, não é mesmo?! E com isto pode ser comum você se deparar com a falta de disponibilidade de frutas em casa pelo simples fato de não ter planejado as compras de supermercado. As dica são: escolher um dia fixo da semana para ir ao supermercado; contabilizar a quantidade de frutas que você acredita conseguir consumir por dia e multiplicar pelos 7 dias da semana caso for frutas de unidade, ou intercalar com frutas que rendem fatias ou penca como mamão, abacaxi, melancia, melão, banana…; e guarda-las todas higienizadas. Assim possibilita você ter frutas para semana inteira, com fácil acesso, evitando o desperdício!
CONSIDERAR O POUCO CONSUMIDO SER SUFICIENTE
Vários estudos mostram que normalmente as pessoas não conhecem as porções recomendadas de frutas e que o entendimento sobre os benefícios que esses alimentos promovem no corpo está relacionado com o aumento a ingestão de frutas. Páre e observe o seu corpo quando você consumir frutas em relação à saciedade e funcionamento do seu intestino… quando se come frutas antes ou logo após a refeição ((e não sozinha.. detalhe importante!!)), fica-se confortável por mais tempo, o bolo fecal aumenta e há menor necessidade de fazer força ao defecar. Por isto, muitos estudos relacionam o consumo regular de frutas com menor incidência de hemorróidas, diverticulites e câncer intestinal, sobretudo câncer de cólon.
PRODUTO CARO
Concordo que há várias opções de frutas que têm preço salgadinho, mas aproveitar a sazonalidade é um recurso importante. As frutas da época são mais baratas pelo aumento da oferta no mercado e são consideradas melhores nutricionalmente, com melhor aparência, suculência, além de mais vitaminas e minerais.
Deixe seu like abaixo se essas informações foram úteis…
Bjos da nutri!