Tenho que confessar que depois de ter morado em Ribeirão Preto-SP, o cafezinho entrou de vez na minha rotina alimentar. Adoro!! Por outro lado, não gosto de todos os tipos, prefiro aquele tradicional, filtrado. E para preparar um cafezinho filtrado delicioso tenho algumas dicas para você.
O café torrado e moído sempre deve ser guardado em embalagem hermética, pois alguns compostos presentes no café como anidridos carbônicos e óleos vegetais, em contato com o ar, podem reagir com o oxigênio e alterar o sabor e aroma do café. Por isto que o café moído na hora tem outro sabor!
E não precisa despejar água fervente ao pó. De acordo com Phillippi (2014), o ideal é que a temperatura da água esteja entre 92 e 96 graus. Então, se a água ferve à 100 graus, o interessante é esperar a temperatura abaixar um pouco para depois despejar a água ao pó. A água fervente contribui para que haja concentração de taninos no café, o que deixa a bebida com sabor mais amargo do que o “normal”.
Para preparar o café filtrado utilizo a técnica de gotejamento utilizando o filtro de papel. O coador de pano deve ser evitado, mas se mesmo assim você preferir é importante escalda-lo e higieniza-lo adequadamente.
Foi útil?! Se sim, deixe seu like e comentários abaixo…
Obrigada pela visita!