Olá, hoje vim compartilhar com vocês um pouquinho sobre o Mel da Bracatinga. Já ouviram falar?!
A bracatinga (Mimosa scabrella) é uma árvore nativa das regiões mais frias do Sul do Brasil que floresce em períodos de escassez de pólen e, por isto, atrai as cochonilhas, as quais são um tipo de inseto que expele o melato, um líquido açucarado que, procurado pelas abelhas, dá origem a um mel, mais escuro e ligeiramente menos doce do que o mel proveniente de néctar floral.
Esse fenômeno curioso se repete sempre nos anos pares e por muitos anos foi motivo de dor de cabeça aos apicultores catarinenses, que corriam para retirar suas abelhas antes que elas “sujassem” o mel floral com o mel de melato. Se isto acontecesse, os apicultores normalmente tinham dificuldades para vender o produto em função da coloração mais escura. No entanto, o Mel da Bracatinga caiu no gosto do consumidor alemão, alcançou o posto de mel brasileiro mais bem pago no exterior, com preço até 20% maior comparado com o mel floral orgânico, e está sendo super requisitado pela alta gastronomia.
Curiosos para experimentar assim como eu?!
Dica: Há venda on line – Boutique do Mel / Casa do Mel.
Dica Nutricional: o mel é um ótimo substituto para o açúcar. No entanto, não pode ser consumido por portadores de diabetes e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) contra-indica o seu consumo por crianças menores de 01 ano de idade. O objetivo da orientação é prevenir a ingestão de esporos da bactéria Clostridium botulinum, bacilo responsável pela transmissão do botulismo intestinal. Não há restrições ao consumo de mel por crianças com mais de um ano de idade e adultos sem problemas de saúde relacionados à flora intestinal.
Deixe seu like se este post foi útil… Um bjo!