Olá!!
Quem nunca parou em frente à prateleira e ficou na dúvida de qual aveia escolher?! Além de ter um infinidade de marcas, também há muitas texturas! Vamos conhece-las?!
Farinha de aveia
Esta versão, normalmente, é a preferida das pessoas que estão começando a introduzir este alimento na rotina alimentar. Acredito que seja mais aceita por poder consumi-la de forma “disfarçada” por meio de mingaus e da massa de preparações como pães, biscoitos, bolos, tortas, panquecas…
No entanto, a farinha de aveia deve ser consumida com moderação por ser feita da parte interna do grão. Neste caso, o teor de fibras é bem menor quando comparado com os flocos ou farelos.
Dica: A farinha é uma ótima versão para introduzir a aveia na alimentação da criançada. Ela pode ser usada para substituir a farinha de trigo por exemplo…
Aveia em flocos
Os flocos são a aveia prensada integralmente. Por isto, é a versão que menos recebe influência de processos industriais e, consequentemente, é a versão mais completa, inclusive em relação ao teor de fibras.
Mas por ter uma textura mais grossa, acho mais saboroso acrescenta-la em sucos naturais e produtos lácteos.
Aveia em flocos finos e farelo
Estas versões são minhas favoritas! Amo acrescenta-las em frutas, iogurtes e até mesmo ao feijão… Também super funciona em massa de pães, bolos e tortas. Depois da aveia em flocos, é a opção que mais oferece fibras, isto porque o farelo é retirado da camada externa do grão, ou seja, da casca.
Flocos finos
Farelo
Há também as aveias com sabor ((maçã e canela, mel e maçã, ameixa…)), mas para quem pretendente minimizar a ingestão de açúcares, estas devem constar como última opção.
A aveia contém um componente com alegações de propriedades funcionais chamado beta-glucana que está relacionado com a diminuição dos níveis de glicemia pós-prandial e dos níveis de colesterol sanguíneo e, consequentemente, com a diminuição dos riscos para diabetes e doenças cardiovasculares. Estudos mostram estes benefícios com uma ingestão diária entre 4g e 8,5g de beta-glucana. Você pode atingir esta quantidade com uma porção média 5 colheres de sopa rasas, as quais você poderá fracionar ao longo do seu dia em diversas preparações (frutas picadas, feijão, vitamina de frutas, sucos, iogurtes, coalhadas, salada de frutas…)
Foi útil?! Se sim, clica em “curtir” pra mim…
Fiquem ligadinhos que vou colocar uma receita de Biscoito de Aveia delicioso pra vcs!
Um grande bjo!
[…] duas semanas conversamos sobre as diferenças entre os tipos de Aveias e o por quê é importante acrescenta-las na nossa rotina alimentar. Hoje, vou compartilhar com […]